Yoga fortalece músculos e auxilia nos esportes aquáticos

Yoga fortalece músculos e auxilia nos esportes aquáticos

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Yoga auxilia nos esportes aquáticos

Os adeptos, ou nem tanto, de atividades físicas têm agora um novo aliado: um curso para dar mais força e resistência ao corpo

Yoga traz exercícios específicos para cada área do corpo. Foto: Reprodução Roxy

Mais do que a barriga durinha e pernas torneadas, os exercícios que fortalecem os músculos possibilita um melhor funcionamento do organismo, deixando-o menos suscetível a dores e lesões. E quem quiser  experimentar uma prática diferente, sem sair de casa e depender do esporte que pratica, conta agora com o novo curso “Yoga, Treinamento de Força e Resistência”, do Namu Cursos, com a professora Renata Zanotto, que tem mais de 10 anos de experiência no assunto. O curso foi dividido em 9 aulas em séries de asanas destinadas a fortalecer cada região do corpo, assim como os exercícios de musculação e até mesmo o surf.

A yoga auxilia outras atividades físicas. Foto: Reprodução Roxy

O treino de força utiliza o peso do corpo e leva a uma resistência sobre a área, estimulando-a a ultrapassar a “barreira” imposta. “Como consequência, há um aumento nas fibras musculares da região”, diz Renata. Ela ressalta também que a prática constante traz benefícios específicos para cada área do corpo. Confira:

O treino de força utiliza o peso do corpo. Foto: Reprodução Roxy

Mãos e braços:

Ao trabalhar as mãos, é possível prevenir lesões por esforço repetitivo, dormências e dores no punho. O trabalho dos braços é importante para evitar inflamações típicas dessa região, tais como, bursite e tendinite.

O trabalho dos braços é importante para evitar inflamação. Foto: Reprodução Roxy

Ombros:

Para proteger tendões e articulações e prevenir o desenvolvimento de tendinites, bursites, artrites e artroses nos ombros é fundamental promover o seu fortalecimento.

Além disso, esta área é uma das mais evidentes dos hábitos de má postura. Assim, torná-la forte e alongada, aumenta sua sustentação, impedindo o desenvolvimento de uma curvatura que sobrecarrega a região e cria dores, tensões, e problemas estéticos.

É fundamental promover o fortalecimento dos ombros. Foto: Reprodução @ninanhaia

Costas e abdômen:

Ao fortalecer os músculos das costas, há uma redução do esforço nas vértebras e discos vertebrais. Isso contribui para prevenir e diminuir dores na região, além de melhorar o alinhamento postural. Outro ponto importante é o desbloqueio de energia, já que as costas é o local onde os principais canais energéticos, os nadis, estão estruturados. Então, para que o prana, energia vital, circule no corpo, é preciso que os canais estejam desobstruídos.

O fortalecimento do abdômen contribui com as costas para conseguir maior estabilidade, boa postura, força e equilíbrio.

Fortalecer os músculos das costas ajuda combater dores no local. Foto: Reprodução @ninanhaia

Pernas:

Ter pernas fortalecidas ajuda a se movimentar melhor, caminhar e correr. E melhora o equilíbrio, tanto para as posturas em pé quanto para evitar quedas no dia a dia. Os músculos da perna são longos, por isso têm bastante força e se beneficiam muito de alongamentos.

Ter pernas fortes ajuda a se movimentar melhor. Foto: Reprodução Roxy

Pés:

Trabalhar e aumentar a consciência desses membros é muito importante, já que os pés sustentam e mantêm o equilíbrio. O corpo tem mais de 70 mil terminações nervosas nos pés e eles podem refletir a saúde dos órgãos como um espelho, chamadas zonas reflexas. Pequenas alterações na pisada podem gerar desvios ou dores na coluna e em outras articulações.

Pequenas torções na pisada pode ocasionar lesões na coluna. Foto: Reprodução Roxy

Tornozelos e panturrilhas:

Os tornozelos são articulações de mobilidade, assim torná-los mais fortes, aumenta sua mobilidade e impede que o joelho, por exemplo, absorva mais impacto do que deveria. As panturrilhas são chamadas de segundo coração, pois atuam no retorno do sangue venoso ao local. É muito importante que elas estejam fortes para manter a saúde cardiovascular.

É importante manter as panturrilhas fortes para melhor circulação. Foto: Reprodução Roxy

Torções:

Ao realizar uma torção, os músculos do tronco comprimem os órgãos, promovendo uma massagem nos órgãos internos. Os discos da coluna são lubrificados e deixam a região rejuvenescida, alongando o corpo e aumentando a mobilidade e flexibilidade. As torções estimulam os principais chacras, que se alinham ao longo da coluna.

Yoga para fortalecer os músculos. Foto: Reprodução Roxy

Sobre o Namu Cursos

É a primeira plataforma de cursos online voltada totalmente para uma vida equilibrada e bem-estar. Através do computador, celular ou tablete os clientes podem aprender e praticar yoga, pilates e culinária saudável a qualquer hora do dia e da noite em qualquer lugar do Brasil e do mundo com excelentes professores.

Sobre Renata Zanotto

Renata Zanotto é praticante de yoga há mais de 10 anos e adepta ao estilo de vida dessa filosofia em todos os aspectos: corpo, mente, alimentação e comportamento, de acordo com os fundamentos do Ashtanga.

Tem conhecimento e prática de variadas linhas de yoga: Hatha, Iyengar, Vinyasa, Swasthya, além de experiência em aulas particulares para diferentes níveis.